Digite o assunto que deseja pesquisar

Foto: Bruno Polengo

Relatório Anual 2016

Juntos por uma educação de qualidade para todos

Assista aos vídeos com as lideranças da organização e conheça quais foram as principais conquistas de 2016

Destaques

Relatório Financeiro

Arrecadação e investimentos da organização

Clique aqui

Impacto

Educação de qualidade em todas as regiões do Brasil

Clique aqui

Imprensa

Destaques do Instituto Ayrton Senna na mídia

Clique aqui

Parceiros

Quem acredita e investe na causa da educação

Clique aqui

Vídeos

Histórias emocionantes de vidas transformadas

Clique aqui

Equipe

Colaboradores engajados por um mundo melhor

Clique aqui

Palavra da presidente

Uma economia competitiva, uma sociedade justa e uma democracia sólida começam na escola. Essa frase resume o fato de o Instituto Ayrton Senna ter escolhido a educação como sua área de atuação. Um ensino de qualidade para todos é premissa básica para que o Brasil tenha sucesso em todos os outros setores.
E, quando falamos em qualidade, queremos dizer que é importante ir além das boas notas. É missão da escola desenvolver o ser humano por inteiro, preparando crianças e jovens para um mundo em constante transformação.
Nesse sentido, foram muitas as conquistas que obtivemos em 2016, sempre trabalhando com base em evidências e buscando levar o melhor do conhecimento para a sala de aula.
Ainda há muito a ser feito, mas os resultados apresentados neste relatório apontam que estamos no caminho certo. Afinal, sem educação de qualidade não há futuro.

Soluções educacionais

Em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, o Instituto Ayrton Senna promove a implementação de soluções educacionais que ajudam a responder questões cruciais da educação pública brasileira.Em 2016, foram mais de 1,5 milhão de crianças e jovens beneficiados, sempre por meio da formação de educadores, em mais de 660 municípios de 17 Estados brasileiros. 
A eficiência do Instituto Ayrton Senna é comprovada pelos altos índices de combate ao analfabetismo, correção de fluxo e média de livros lidos (sempre acima de 80%).
Além disso, o Instituto olha para os desafios do Século 21, e já tem comprovação de eficiência, retratada pelo excelente desempenho dos alunos que frequentam o Colégio Chico Anysio, no RJ, que, dentre outros resultados, ficou em 1.º no Enem entre as escolas de igual nível socioeconômico no Estado e não teve nenhum abandono.
O Instituto também se diferencia com projetos inovadores, como o Letramento em Programação. Iniciado em Itatiba (SP), já foi expandido para três cidades do RS.

Articulação e Mobilização

Educação é uma causa de todos. Por isso, é missão do Instituto Ayrton Senna realizar ações de engajamento não apenas para educadores e gestores, como também para empresários, jornalistas e a sociedade de uma forma geral, pois todos podem contribuir para um ensino da qualidade dentro dos seus campos de atuação.

Nesse sentido, em 2016, o Instituto realizou diversas ações. Foram pesquisas com repercussão na imprensa, eventos de engajamento, lançamentos de livros, relatórios, fortalecimento da Rede Nacional de Ciência para a Educação, entre outras ações fundamentais para que temas estratégicos no campo da educação estejam sempre na pauta.  

Produção de conhecimento

Em 2016, o Instituto Ayrton Senna fortaleceu sua atuação para levar conhecimento de ponta aos gestores e equipes das redes públicas de ensino. Ao mesmo tempo, partiu da experiência concreta em sala de aula e do contato com educadores para também ampliar as fronteiras do conhecimento e conectar produções acadêmicas com demandas reais do cotidiano de quem faz a educação acontecer na ponta. Assim, constrói uma verdadeira ponte entre a ciência e a educação. 
Contando com uma equipe multidisciplinar, os centros de produção de conhecimento do Instituto acompanham de perto os principais e mais atuais debates da pesquisa relacionada à educação, geram análises e estudos próprios, sistematizam conteúdo e realizam ações de disseminação da informação.
Além de seguir levando esses conhecimentos às redes de forma integrada às soluções educacionais como sempre fez, o Instituto também passou a oferecer a chamada assessoria técnica. Com este modelo de atuação, sempre customizado às demandas específicas de cada parceiro, a equipe contribui para a construção de uma visão conjunta de educação integral, o que pode incluir ações relacionadas a políticas de currículo, formação, gestão e acompanhamento de práticas para concretizar essa visão.
Entre as diferentes metodologias utilizadas para isso, estão o apoio a Estados e municípios para realização de diagnósticos sobre a educação em suas redes, o compartilhamento de dados sobre a importância das competências socioemocionais na qualidade da educação, a realização de avaliações de impacto sobre programas já implementados e o desenho de novos instrumentos que apoiem o monitoramento e o desenvolvimento das competências em sala de aula.

Engajamento e parcerias

Para a atuação do Instituto Ayrton Senna é fundamental o engajamento do segundo setor e da sociedade para que o trabalho da organização efetivamente aconteça. 
Hoje, são quatro grandes modelos de parceria: Marketing de Causa (a empresa destina parte do valor de seu produto ou serviço ao Instituto); Investimento Social Privado (a empresa apoia ações do Instituto em determinada região do Brasil); Lide Educação (grupo de empresas que contribui à causa); e, em 2016, foi lançado um formato inovador, o “Salary Donation”, que engaja colaboradores de empresas parceiras na causa da educação, por meio do desconto voluntário de um valor direto na folha de pagamento.
Outra conquista importante de 2016 foram os 20 anos do cartão de crédito Instituto Ayrton Senna Itaucard, a parceria mais antiga da organização.

Ayrton Senna e Senninha

O ano de 2016 foi especial para as marcas Ayrton Senna e Senninha. A campanha “No Pulso do Brasil”, que trouxe uma mensagem especial do tricampeão mundial de Fórmula 1 aos atletas brasileiros que competiram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi um sucesso e ganhou diversos prêmios, incluindo o importantíssimo Leão de Prata, em Cannes (França).
Outras ações, como a exposição Senna Emotion, a Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day e eventos internacionais também foram marcante e com sucesso de público. 
Já o personagem Senninha completou 22 anos em 2016 e celebrou com uma série de animação inédita, veiculada pela TV Cultura e Discovery Kids. 

Investimento na equipe

O Instituto Ayrton Senna tem se mostrado uma marca empregadora de sucesso. As pessoas que se candidatam às vagas buscam sentido e significado para suas vidas profissionais e pessoais. Em 2016, foram preenchidos 39 postos, totalizando um quadro de 136 colaboradores internos. Todas as contratações vieram do setor privado.
Ao mesmo tempo, a capacitação contínua da equipe é um ponto forte. Foram mais de 5 mil horas dedicadas a desenvolver os colaboradores da organização.
As novas gerações recebem especial foco do Instituto. Foi criado em 2016 o programa de estagiários, que teve início com 10 contratações de jovens de diferentes universidades e áreas de formação.

Foto: Ivan Franchet

Investir no potencial das novas gerações é a melhor maneira de construir o futuro

Comentar
Mensagem
Comentários